As 5 principais métricas do seu e-commerce

As 5 principais métricas do seu e-commerce

Nós aqui na BUBB adoramos métricas. Nossas tomadas de decisões são baseadas nelas na hora que desenhamos um layout/protótipo ou desenvolvemos alguma feature para nossos produtos. Para um lojista, isso não pode ser diferente, afinal, ele possui um negócio online em que tudo pode ser medido.

Baseado nisso, resolvi explicar bem rapidamente as 5 métricas que eu considero mais importantes para um e-commerce ter sucesso. Lembrando que as métricas vão te ajudar a tomar decisões para melhorar o seu negócio. Apenas conhecê-las não fará diferença.

A ferramenta base para acessar esses dados será o Google Analytics , que dispensa comentários. Vamos lá:

1. Taxa de conversão

O contexto de conversão que vou adotar aqui é a realização de uma venda. O cálculo é bem simples:

(Número de Vendas / Total de Visitas)*100

Vamos imaginar que uma loja teve 140 vendas e 10.000 visitas, então sua taxa de conversão foi de 1.4%.

Ok, mas o que eu faço com esse número?

Ele servirá de parâmetro para medir a saúde da sua loja e a busca para melhorar essa taxa deve ser contínua. Esse assunto abordarei em um próximo artigo.

Onde encontrar?

Primeiro de tudo, você precisa ter o módulo e-commerce habilitado em suas configurações do Google Analytics. Para fazer isso, basta acessar:

  1. Administrador > Configurações de Comércio Eletrônico

2. Ative o módulo de e-commerce

Pronto, agora que você já ativou o módulo de e-commerce, os relatórios ficarão disponíveis no menu lateral Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral

Agora você tem acesso a diversos indicadores como:

  • Taxa de conversão
  • Número de transações
  • Receita
  • Ticket médio
  • Produtos mais vendidos
  • Categorias mais vendidas

2. Taxa de rejeição

Taxa de rejeição é o percentual de visitas de uma única página, ou seja, visitas nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada sem interagir com ela.

Diversos fatores contribuem para uma alta taxa de rejeição. Por exemplo, os usuários podem sair do seu site na página de entrada se houver problemas de design, dificuldade de uso ou falta de interesse no conteúdo.

Onde encontrar?

No menu lateral Público Alvo > Visão geral

Caso uma página específica dentro de sua loja possua uma taxa de rejeição muito elevada (em torno de 80%), é porque suas campanhas estão atingindo as pessoas erradas ou sua página de destino está mal elaborada.

3. Taxa de abandono de carrinho

Adicionar um produto no carrinho de um e-commerce não é garantia de venda. Existem diversos fatores que levam um usuário a abandonar o processo de compra, como:

  • Checkout confuso
  • Muitas informações de cadastro
  • Problemas de usabilidade
  • Valor do frete
  • Prazo de entrega

entre outros…

Partindo disso, você deve entender o funil de vendas de sua loja e descobrir em qual etapa o seu cliente está indo embora.

Onde encontrar?

Primeiro, é necessário configurar o funil de vendas. É praticamente informar para o Google Analytics qual é o fluxo que o cliente deve fazer para concluir uma compra. O processo começa na página de produto.

  1. Para configurar, acesse Administrador > Metas > Nova meta

2. Informe a url de conclusão de compra e também as etapas do funil

3. Após configurar o fluxo, o relatório fica disponível no menu lateral Conversões > Metas > Visualização de funil

Nós da BUBB desenvolvemos um recurso para nossa plataforma de e-commerce que dispara e-mails automáticos de recuperação de carrinhos abandonados. É bem legal 🙂

4. Páginas mais acessadas

Através dessa relatório você consegue medir quais são as páginas de produtos mais acessadas em sua loja. Com isso, suas campanhas de marketing direcionadas para produtos serão mais efetivas.

Onde encontrar?

  1. No menu lateral Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas

5. Campanhas e Origens de tráfego

Os usuários chegam em sua loja por meio de diversas origens, incluindo sites de buscas, redes sociais e campanhas de publicidade. Ao usar o Analytics para avaliar essas campanhas e origens de tráfego, você pode melhorar suas iniciativas de marketing e as experiências do usuário.

Um detalhe muito legal, é que o Google Analytics consegue mensurar várias métricas isoladas por origens diferentes, com isso, você consegue saber qual origem traz mais retorno.

Onde encontrar?

  1. No menu lateral Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia

Citei apenas cinco métricas neste artigo, mas o Google Analytics permite muito mais e você deve usar o máximo que puder. Essa ferramenta é incrível e você deve usá-la todos os dias 🙂

Boas vendas!

Share

Lucas Colette

Fundador da Bubb Web Studio e Bubb.Store

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *