5 ferramentas gratuitas para alavancar o seu e-commerce

5 ferramentas gratuitas para alavancar o seu e-commerce

Para um e-commerce ter sucesso, não basta apenas ter uma plataforma eficiente, fazer uma boa gestão e ter produtos de qualidade. É necessário que cada investimento seja muito bem pensado, sempre atrelando os custos aos resultados, o que significa que o retorno financeiro de um investimento é o principal fator para uma tomada de decisão no negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo com cinco ferramentas incríveis que com certeza irão lhe ajudar no seu e-commerce, e o melhor disso tudo é que envolvem custo zero (pelo menos em suas versões básicas), tornando-as ótimas opções para quem busca melhorar o negócio sem ter que colocar a mão no bolso.

 

1. Hotjar

A interação do usuário com o seu negócio online é uma das peças fundamentais do planejamento de marketing digital. É nesse contexto que o Hotjar se torna uma ferramenta importante, criando registros do comportamento do visitante no seu site. Com os dados desses registros você pode, por exemplo, encontrar melhores oportunidades de interação ou otimizar um fluxo de compra, removendo obstáculos para que o visitante do site se transforme em um comprador em potencial.

Os principais recursos da ferramenta são os mapas de calor (heatmaps), que ajudam a identificar o que o usuário busca quando entra no site, além da criação de um registro individual de visitas, onde são registrados cliques, toques e até mesmo rolagens de páginas. Essas informações são utilizadas para formar um funil de conversão, mostrando a trajetória completa do visitante até a sua conversão em um Lead, além de poder ser analisado o comportamento do visitante diante de um formulário através do Form Analytics.

 

2. Optimizely

Optimizely é a ferramenta de testes A/B e multivariáveis mais usada no mundo e a que mais cresce no mercado. Isso se deve principalmente a sua facilidade de uso e implementação, aliado a relatórios objetivos com métricas de negócio. Assim, é possível realizar alterações em seu site em tempo-real sem a necessidade de uma equipe especializada em TI, tornando possível uma análise mais rápida das modificações em diversos canais (site, aplicativos mobile), além de viabilizar a criação de uma cultura de testes contínua, melhorando suas conversões ou qualquer que seja o seu objetivo de negócio.

O funcionamento da ferramenta se dá por meio da definição de hipóteses e objetivos que deseja-se alcançar e, com isso, um teste é realizado entre duas ou mais versões do site ao mesmo tempo, de acordo com o que foi definido, onde um segmento determinado de usuários testa a versão original enquanto outros grupos visualizam o experimento. Analisa-se então os dados quantitativos gerados e assim pode ser tomada a decisão de qual é a melhor forma de melhorar a performance do seu negócio.

 

3. Google Search Console

O Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. Não é preciso se inscrever no Search Console para que seu site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google, no entanto, inscrever-se nesse serviço pode ajudar você a entender como o Google vê seu site e otimizar o desempenho dele nos resultados de pesquisa.

As principais funcionalidades da ferramenta são a aparência de pesquisa (Search Appearance), que nada mais é do que como o Google está lendo cada parte das páginas (títulos, descrições, imagens), o tráfego de pesquisa (Search Traffic), que mostra o que leva as pessoas que estão procurando no Google a clicarem (ou não) no seu site, o índice do Google (Google Index), que exibe o desempenho do Google em indexar as páginas e identificar as palavras-chave que mais aparecem, o rastreamento (Crawl), que verifica quais dificuldades os robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do em busca de conteúdo relevante, além das notificações de problemas de segurança detectados em seu site.

 

4. Zendesk Chat

O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, ao ponto em que ter que aguardar uma resposta por email tem se tornado inaceitável e, portanto, o uso de um chat online ao vivo em seu site, passa a ser uma ferramenta necessária para o seu negócio. O Zendesk Chat permite o monitoramento de seus clientes e uma interação reativa e proativa com eles nos momentos certos.

A ferramenta possui gatilhos que enviam mensagens direcionadas e baseadas em comportamento para os seus clientes, listas de visitantes, que permitem a seleção de usuários específicos para ajudá-los no que for necessário, recurso de envio de arquivos, afinal de contas, apesar de clichê, a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é muito válida quando se trata de suporte ao cliente, além de possuir a melhor classificação de satisfação dentre os canais de suporte.

 

5. WebPage Test

Com o WebPage Test você pode executar testes gratuitos de velocidade de seu site em vários locais ao redor do mundo utilizando navegadores e velocidades reais de conexão que seus clientes possam ter. Você pode executar testes simples ou realizar testes avançados, incluindo transações em várias etapas, captura de vídeo, bloqueio de conteúdo e muito mais. Seus resultados fornecerão informações ricas de diagnóstico, incluindo gráficos de carregamento de recursos, verificações de otimização de página e sugestões para melhorias.

Como outra opção, também pode-se utilizar o GTmetrix, que possui características e funcionalidades semelhantes, podendo ser interessante para uma comparação de resultados e melhor tomada de decisão.

 

Estas são apenas algumas ferramentas disponíveis dentre as inúmeras que existem, mas que, por seus custos-benefícios, merecem um destaque maior, e podem lhe ajudar muito a melhorar o desempenho de seu e-commerce.

Share

Lucas Colette

Fundador da Bubb Web Studio e Bubb.Store

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *